Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Vamos
 conversar?

  • fale conosco
  • nossas unidades
  • Reclamações e Apelações

Entenda o processo de Reclamação clicando aqui!

Trabalhe conosco
Canal confidencial

O que é certificação de produtos orgânicos?

Se você trabalha com produção de alimentos vegetais, ou se interessa pelo assunto, talvez já tenha ouvido falar que todo produto orgânico precisa ser certificado.

 

Mas, o que de fato é a certificação de produtos orgânicos?

 

Leia esse blog post até o final para entender mais!

 

Nesse blog post, você verá:

 

• O que é a certificação de produtos orgânicos

• Por que é importante

• Como funciona a auditoria de conformidade

• Tipos de certificação

• Como conseguir uma certificação de produtos orgânicos

 

O que é a certificação de produtos orgânicos

 

A certificação de produtos orgânicos é o processo em que uma certificadora, com base na legislação vigente, verifica se os processos da empresa produtora de alimentos estão adequados para que o seu produto seja considerado orgânico. Assim,a certificadora assegura que o produto, serviço ou processo está de acordo com práticas e normas da produção orgânica.

 

A certificadora precisa ser credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

 

No Brasil, para que os consumidores saibam da procedência orgânica dos produtos, é utilizado o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg) nos rótulos e embalagens dos produtos.

Por que a certificação é importante?

A certificação serve para comprovar que seu produto é realmente orgânico, dando garantia de conformidade na forma de certificado. Dessa forma, ele pode ser vendido e apresentado nas gôndolas do mercado com selo de orgânicos, aumentando o valor agregado do produto e proporcionando mais confiabilidade ao cliente. Assim, o consumidor final também não terá desconfianças para comprar o produto, tendo a certeza de que ele é realmente orgânico.

Como funciona a auditoria de conformidade?

A inspeção é feita por um auditor / inspetor da certificadora e abrange qualquer ambiente onde ocorra produção, armazenamento, manipulação, embalagem, distribuição, comércio, importação e exportação. 

 

Caso seja constatada alguma não conformidade, as consequências são variadas: apreensão de produtos, multas que variam entre R$100 e R$1 milhão, advertência, retirada da autorização para trabalhar com venda direta e suspensão de credenciamento. As punições só são retiradas quando são realizados os ajustes requeridos.


 

Tipos de certificação de orgânicos

 

Existem três tipos de certificações que uma empresa pode ter.


 

Organização do Controle Social: Geralmente é composta por pequenos agricultores de produção familiar, vendem os produtos direto para o consumidor final. Nesse tipo de credenciamento o produtor não recebe o selo do SisOrg; contudo, devem assinar um termo de compromisso e realizar um cadastro no Ministério da Agricultura.

 

Sistema Participativo de Garantia: Os produtores que optarem por este tipo de certificação, devem procurar um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac) para fazer parte de um grupo de produtores. As inspeções são realizadas com a participação dos próprios produtores que compõem o grupo. Nesse caso, o produtor certificado recebe o selo do SisOrg e está apto a vender para o consumidor final e demais lojas, distribuidoras, varejos e entre outros. Além disso, o produtor deve participar das reuniões periódicas do grupo, caso contrário pode perder o seu certificado.

 

Certificação por auditoria: Neste modelo de certificação, um organismo credenciado pelo MAPA e acreditado pelo INMETRO é contratado para inspecionar a produção ou processos de uma produção. A certificadora tem o papel de avaliar se todos os processos e produtos utilizados estão dentro das normas e legislações vigentes. A certificação por auditoria, atualmente, é o tipo de certificado mais utilizado.

Como conseguir a certificação de orgânicos

Para conseguir o certificado, é importante entrar em contato com especialistas, a fim de que seja feito um diagnóstico para identificar a melhor forma de certificação para sua empresa.

 

Entre em contato com a Genesis Certificações e realize a solicitação da Certificação de Conformidade Orgânica, conforme o seu escopo de trabalho. Com base na solicitação, a Genesis estrutura a proposta comercial de certificação.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas.

 

Além de entender como funciona a certificação de produtos orgânicos, também vimos nesse texto quão grande é a importância de que os produtores e empresas tenham essa certificação, bem como o que pode acontecer caso produtos sejam comercializados como orgânicos mas não sigam as regras e normas dentro da lei.

 

Ficou com alguma dúvida? É produtor e gostaria de ter a certificação de orgânicos para seus produtos?


Clique aqui e entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

.

Alice Mello